segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cancún

22 quilômetros de praias de areia fina, divididos entre a lagoa e o mar. As ruínas, as praias, a vegetação, os parques cheios de espetáculos de entretenimento, o clima, a fauna marinha e a estrutura hoteleira fazem de Cancun um dos destinos turísticos mais visitados do mundo e agora chegou a nossa vez! Sei lá, pode parecer bobeira mais não conseguíamos acreditar. Sempre foi o nosso sonho e agora ele se torna realidade. Melhor? Impossível.
A partir do momento que pisamos no hotel (o melhor dos melhores) ficou decretado que faríamos das duas próximas semanas as melhores de nossas vidas. Começando agoraaaaaa!

Passeio de lancha pelo mar do Caribe:

Mergulho mais do que perfeito:

Vendo um por-do-sol lindo de morrer

curtindo a praia

não quero ir embora nunca mais!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais dados...

Bom, fizemos uma paradinha para dividir com vocês as nossas descobertas:

Imigração e Emigração:
O México é o lar do maior número de cidadãos estadunidenses no exterior (estimado em um milhão em 1999), o que representa 1% da população mexicana e 25% de todos os cidadãos estadunidenses no exterior. Outras comunidades importantes de estrangeiros são os da América Central e do Sul, principalmente da ArgentinaBrasilChileColômbiaPeruCubaVenezuela,Guatemala e Belize. Embora as estimativas variem, a comunidade argentina é considerada a segunda maior comunidade estrangeira no país . O México também recebeu um grande número de libaneses. A comunidade mexicana-libanesa gira em torno de 400 mil pessoas. Em outubro de 2008, o México reforçou as suas regras de imigração e decidiu deportar cubanos que estavam usando o país como um ponto de entrada para os Estados Unidos.Como o México é muito mais rico do que os países imediatamente a sudeste de suas fronteiras, o país tem um problema crônico com a imigração ilegal a partir de desses países, especialmente da GuatemalaHonduras e El Salvador. A imigração ilegal tem sido um problema para o México, principalmente desde a década de 1970. Em 2006, no México deteve mais de 182 mil pessoas que entraram ilegalmente no país.O México representa também a maior fonte de imigração para os Estados Unidos. Cerca de 9% da população nascida no México, está agora vivendo nos Estados Unidos. 28,3 milhões de estadunidenses relataram ter ascendência mexicana em 2006.

Economia:
economia do México é, atualmente, a 14ª maior do mundo se considermos seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal (dados de 2011), bem como a 11ª se for levada em conta seu PIB medido em Poder de Compra (além de ser, efetivamente, a 2ª mais desenvolvida da América Latina, superada somente pelo Brasil). A economia mantém um rápido desenvolvimento em modernos setores industriais e de serviços, com o aumento da propriedade privada. Administrações recentes têm expandido a concorrência nos portosferroviastelecomunicações, geração de eletricidade, distribuição de gás natural e dos aeroportos, com o objetivo de melhorar a infraestrutura mexicana. Como uma economia orientada para a exportação, mais de 90% do comércio mexicano é através de acordos de livre comércio com mais de 40 países, incluindo a União EuropeiaJapãoIsrael e grande parte da América Central e do Sul, principalmente com o Brasil.O acordo de livre comércio mais influente é o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1994, e foi assinado em 1992 pelos governos dos Estados UnidosCanadá e México. Em 2006, o comércio do México com os dois parceiros Norte foi responsável por quase 50% das exportações e 45% das importações do país. O México representa 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do bloco.Após a crise econômica de 1994, o México fez uma recuperação impressionante, construindo uma moderna e diversificada economia . O petróleo é a maior fonte de renda externa do México.

Imagens:

Estádio Azteca, casa oficial da Seleção Mexicana de Futebol

Usina Hidroelétrica Álvaro Obregón

Marinha Mexicana

Bolsa de Valores Mexicana

San Cristóbal de Las Casas

Holla, ¿que tal? Kkkkkk entrando no clima do México! Bem, acabamos de chegar em San Cristobal de Las Casas e lembramos na hora de nossa amiga Julia Las Casas, que estudou com a gente no Integral. Na verdade, lembramos de todos os nossos amigos de Divinópolis e ficamos com muuuuitas saudades! Mas agora vamos passear!

Principais pontos turísticos:
Visitamos as Lagoas de Montebello, iniciamos o passeio à cascata El Chiflón, também conhecida como Véu de Noiva. Nadamos nas cristalinas águas do rio e subimos para observar de outra perspectiva a imponente queda de água de aproximadamente 120 metros.

Lagoa

Cascada El Chiflón

Também visitamos o Sítio Arqueológico de Tonina, que é uma antiga cidade maia. Conta com uma das maiores edificações da Mesoamérica, com uma altura que ultrapassa a Pirâmide do Sol em Teotihuacán.Exploramos os vestígios de uma das culturas mesoamericanas pré-colombianas mais importantes, valeu a pena conhecer seu legado científico e astronômico. A expedição terminou na Cascata El Corralito, onde tivemos a oportunidade incrível de acampar .
Vamos explicar um pouquinho a história de Tonina: O sítio está organizado em redor de uma grande praça. Numa das suas extremidades situa-se uma colina, que foi modelada artificialmente, e sobre a qual se situa a maior parte das construções. Esta colina é constituída por 7 terraços atingindo uma elevação total da ordem dos 80 metros e conta nos seus flancos 13 templos, 8 palácios, edifícios oficiais e habitações. Estas últimas foram construídas principalmente durante a época clássica.

Bem, aproveitamos muito a cidade, que é um lugar calmo, rústico, bonito e tem um ar bem aconchegante. A cidade é bastante conhecida também por suas igrejas de jeito simples mas com uma história rica.

Como por exemplo a Iglesia de Santa Lucía. Fiquei apaixonada pelo aspecto simples e bonitinho desse lugar agradável. San Cristóbal de Las Casas também é um lugar com vários atrativos para a noite. Eu e as meninas fomos a um restaurante que adoramos. Vai aí a foto:

Lindo não é? Também adoramos e fizemos questão de vir quase todas as noite a esse restaurante.

Bom, felizmente nossa estadia foi ótima em todos os sentidos. Mas foi muito rápido... Agora seguiremos outro rumo mas essa cidade de povos carismáticoa ficará para sempre em nossa memória. Até mais!

Tuxtla Gutiérrez

Nossa, agora que chegamos em Tuxtla Gutiérrez! Estamos mortas de cansaço... Mas mesmo assim não desanimamos, pois essa viagem está sendo cheia de descobertas e deixará muitas lembranças em nossas vidas. Quando estudávamos no Colégio Integral, falávamos muito sobre o assunto Gentileza gera Gentileza e os mexicanos, em especial os tuxleños, mostraram pra nós que isso realmente acontece.
bem, estávamos loucas para descansar, pois foi um dia cheio e amanhã iriamos conhecer novos lugares.
O lugar que mais nos marcou foi o Canyon del Sumidero, ficamos apaixonadas pela beleza do lugar e com a preservação da natureza.

Canyon

Embarcarmos em uma lancha que nos levou a um espetacular passeio de quase duas horas, no qual  apreciamos as lindas aves, crocodilos, macacos, cascatas, cavernas e muito mais.
Em seguida fomos levadas ao povoado de Chiapa de Corzo onde conhecemos a "Fonte Mudéjar", e pudemos comprar autênticos artesanatos chiapanecos. Depois disso, regressamos  ao nosso hotel em Tuxtla Gutiérrez. Foi uma experiência realmente inesquecível!

Parte do Canyon que se localiza em Chiapas

Piscina do Parque Ecoturístico Canyon of Sumidero

Agora iremos aproveitar nosso três dias nesta cidadezinha tranquila para descansar, pois nossas próximas cidades prometem! Beijos

Curiosidade:

Diferente do nosso querido Brasil, o México leva bem a sério as questões de educação. Pudemos ver isso claramente em nossas vistas a lugares públicos das cidades. Por exemplo, a educação primária e secundária é gratuita, durando 9 anos. Mesmo que diferentes programas de educação bilingue existam desde a década de 1960 para as comunidades indígenas, depois da reforma constitucional no final da década de 1990 esses programas receberam um novo incentivo, e textos e livros gratuitos são produzidos em mais de uma dúzia de línguas indígenas. Na década de 1970, o México estabeleceu um sistema de "ensino a distancia" através de comunicações de satélite para atingir pequenas comunidades rurais e indígenas inacessíveis por outros meios.
Tecnologia avançada na educação mexicana

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Oaxaca

Nossa... Como uma semana passa depressa! Parece que foi ontem que chegamos na tranquila Puebla e agora ja estamos em Oaxaca?! Hahaha foi tudo num piscar de olhos, mas o iportante é que valeu a pena, e como! Mas agora vamos falar um pouquinho como foi a nossa estadia nessa linda cidade colonial...

Bem, como tínhamos apenas 3 dias para conhecer um pouco da cidade optamos em escolher os pacotes fechados de City Tour que a operadora oferecia. Fechamos dois passeios, pois tínhamos três dias, cada passeio gastava quatro horas e queríamos aproveitar o hotel também. O passeio do primeiro dia foi o City Tour Oaxaca, visitamos o Museu das Culturas, com suas salas de exposições interessantes, como a de arqueologia, etnografia e arte religiosa, que foi um prazer visitar com a explicação do guia. Também entramos no templo de Santo Domingo, que é famoso por sua construção extraordinária e seu altar principal talhado em madeira, coberto com brilhantes lâminas de ouro. Depois passeamos pelo "Andador Turístico" que é uma área pavimentada com pedras de cantaria verde e rodeado por esplêndidas construções coloniais que fizeram como se estivessemos sonhando. E finalmente chegamos no "Zócalo" na praça principal, que tem uma atmosfera tipicamente mexicana, e sua maravilhosa catedral nos deu a oportunidade de apreciar o fantástico folclore de Oaxaca.

Andador Turístico

Zócalo

Templo de Santo Domingo

O nosso segundo passeio foi mais cansativo, durou o dia todo. Foi um tour por Mitla (a cidade dos mortos) até o Monte Alban. Começamos com uma visita à legendária árvore del Tule, um cipreste gigante cujo tronco possui um recorde mundial de largura com um diâmetro de mais de quatorze metros. A imensa árvore tem uma idade calculada em mais de 2.000 anos e sua origem tem inspirado muitas lendas zapotecas.
A seguir visitamos a zona arqueológica de Mitla, pertencente à cultura zapoteca. Miltla significa "cidade dos mortos". Este complexo arqueológico conta com cinco conjuntos de arquitetura monumenta, enfeitados com um sistema de gregas geométricas, a qual faz de Mitla um lugar diferente às zonas arqueológicas do restante do México. O momento culminante do passeio foi chegar ao Monte Albán, zona arqueológica de grande importância construída no alto da montanha. Na zona visitamos tumbas antigas, um observatório, uma área para um jogo de bolas esportivo típico. Monte Albán é muito mais que os vestígios de culturas ancestrais de Oaxaca: é o lugar onde a energia do passado e o presente se funde. (frase bonita que nosso guia falou e nós fizemos questão de postar aqui pra vocês).

Monte Alban

Mitla

Tule - a árvore gigante

Biodiversidade:

Somente no território chinanteco se encontrar cerca de 200 espécies de répteis, 2.204 plantas vasculares, 530 espécies de aves, 212 espécies de mamíferos e 93 espécies de anfíbios. E existem plantas muito bonitas e as espécies que estão em Oaxaca.
A Unesco através da rede mundial da Reserva da Biosfera do programa sobre o homem e a Biósfera MAB, reconhece no estado a área natural de Huatulco, e o governo de México também da Reserva da Biosfera Tehuacán-Cuicatlán que se compartilha com o estado de Puebla.

Puebla

Oi! Acabamos de chegar na vila de Puebla! Vocês acompanharam nossa estadia na Cidade do México e posso dizer que tudo valeu a pena! Foi ótimo, os passeios, o descanso, o conhecimento que ganhamos... Mas agora vamos relatar nossas experiencias aqui nessa cidade que já estamos adorando...
Um pouco sobre a cidade de Puebla e o que ela tem para nos oferecer:

O centro histórico da cidade entrou para a lista de patrimônio mundial da UNESCO em 1987, inclui grandes edifícios religiosos como a Catedral de Santo Domingo e a Igreja do Jesuítas. Visita obrigatória à biblioteca Palafoxiana, que mantém o salão do século 17 e faz exposições com parte do acervo.
Imperdível visitar a Igreja de São Francisco, onde o corpo de São Sebastião Aparício repousa em uma urna de vidro — mumificado.
Puebla também oferece variadas festividades e eventos culturais, entre os quais são destacadas as celebrações do Día de Muertos, a Feria del Café e o Carnaval de Huejotzingo.

Centro histórico

Biblioteca Palafoxiana

Membros do Carnaval de Huejotzingo

Visitamos também um lugar maravilhoso chamado Tzicatlacoyan, um mundo subterrâneo, localizado a apenas 23 km da cidade. Em suas grutas, cavernas rios e nascentes, vimos vários turistas aproveitando as condições ideais para a prática de Caving (atividade de exploração de caverna que envolve o estudo de cavidades naturais (cavernas, grutas e abismos) e as técnicas usadas para mergulho, rapel e canoagem.) Também gostamos bastante de Cantiles. Está localizado a 20km da cidade e tem formações rochosas únicas e íncriveis.
Como a cidade de Puebla está rodeada de vulcões, tomamos coragem e resolvemos experimentar o montanhismo. Visitamos o Itza-Popo National Park, localizado a aproximadamente 50km da cidade. Abrange uma superfície de quase 25.600 hectares e também os vulcões Popocatépetl e Iztaccihuatl (escalamos somente o Iztaccihuatl , porque é menor e mais seguro.)

Os vulcões Popocatépetl (fumaça) e Iztaccihuatl

Clima de Puebla:

Com máxima de 35° no verão com muitas chuvas e mínima de -2° no inverno, tem um clima ameno. A média durante o ano varia entre 8° e 23°.

Cidade do México

Nossa primeira parada no tour pelo México! Vamos falar aqui um pouquinho sobre os passeios, a culinária  e claro, compartilhar com vocês as nossas fotos!

Culinária:
Visitamos dois restaurantes que gostamos muito, o tradicional Hacienda de los Morales (um casarão que faz parte da historia do país e não serve apenas comidas típicas, tem música ao vivo) e o Casa de los Azulejos (se localiza bem no centro histórico da cidade e é famoso pela sua linda fachada toda revestida com milhares de azulejos).
Agora sobre a comida mexicana: O milho é o ingrediente-chave para muitos pratos mexicanos, como a tortilla, a massa arredondada que é a base dos burritos, fajitas, nachos e tacos (isso tudo com a pimenta incluída).
O feijão e o abacate também tem presença marcante nas cozinhas mexicanas. Uma sugestão nossa é experimentar os tamales (pão feito com milho) e o guacamole.
Agora, no quesito bebidas, a tequila e a margarita frozen, são a cara do México.

Casa de los Azulejos

Tacos

Nachos

Guacamole

Tequila

Pontos Turísticos:
Bem, a Cidade do México não é uma cidade que se escolhe quando se quer viajar à descanso, pois há os problemas de grande capital que podem atrapalhar um pouco : trânsito caótico, barulhos e a sensação de insegurança. Mas há lugares interessantes que contam a história do país. Fizemos uma lista dos lugares que vamos visitar, confere aí:

1º - Museu de Antropologia:
Foi criado em 1964, fica no bosque Chapultepec. São 12 salas na parte plana e a parte de etnologia em cima, com roupas, costumes e vida cotidiana dos povos mexicanos. Como tínhamos tempo, começamos pelo lado esquerdo, onde, segundo o guia, estavam as coleções mais valiosas. Vamos colocar algumas fotos das obras que vimos:

Reprodução do templo maia de Hochob

A Pedra do Sol, (localizada na sala Mexica que guarda os objetos que marcaram o período final das civilizações indígenas do país), é chamada de calendário asteca e é uma síntese dos conhecimentos de calendário e astrologia. É considerada a "Monalisa" do museu.

2º - Pirâmides de Teotihuacan:
São três pirâmides: Palácio Quetzalpapalotl, Pirâmide da Lua e do Sol (terceira maior do mundo, menor apenas que a Cholula, também no México, e a de Quéops, no Egito). É de arrepiar. Tanto a pirâmide egípcia quanto a do Sol têm a mesma área de base – lados de 225 metros, mas a do Sol é mais baixa.
Para a maioria subir os 64m bem verticais só exige fôlego, mas não é fácil para quem tem problema com altura.O local é um dos mais visitados do México, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

3° - Bosque e Castelo Chapultepec:
Grande área verde da cidade, com 800 hectares e dividido em três seções, incluindo zoológico, museus, monumentos, fontes, lago e ótimas trilhas para correr, pedalar e caminhar. Dá pra alugar uma bike de passeio lá mesmo.
Lá fica também o Castelo de Chapultepec, de 1784, residência dos vice-reis espanhóis.

Castelo de Chapultepec

4° - Museu de Belas Artes:

5° - Santuário da Virgem de Guadalupe:
A Basílica da Virgem de Guadalupe foi erguida no local onde ela teria aparecido ao índio Juan Diego. São várias construções no local de peregrinação: capela, convento, a igreja original de 1709 (interditada) e a basílica moderna.