segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cancún




22 quilômetros de praias de areia fina, divididos entre a lagoa e o mar. As ruínas, as praias, a vegetação, os parques cheios de espetáculos de entretenimento, o clima, a fauna marinha e a estrutura hoteleira fazem de Cancun um dos destinos turísticos mais visitados do mundo e agora chegou a nossa vez! Sei lá, pode parecer bobeira mais não conseguíamos acreditar. Sempre foi o nosso sonho e agora ele se torna realidade. Melhor? Impossível. 
A partir do momento que pisamos no hotel (o melhor dos melhores) ficou decretado que faríamos das duas próximas semanas as melhores de nossas vidas. Começando agoraaaaaa!

Passeio de lancha pelo mar do Caribe:



Mergulho mais do que perfeito:




Vendo um por-do-sol lindo de morrer


curtindo a praia 

não quero ir embora nunca mais!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mais dados...

Bom, fizemos uma paradinha para dividir com vocês as nossas descobertas:

Imigração e Emigração: 
O México é o lar do maior número de cidadãos estadunidenses no exterior (estimado em um milhão em 1999), o que representa 1% da população mexicana e 25% de todos os cidadãos estadunidenses no exterior. Outras comunidades importantes de estrangeiros são os da América Central e do Sul, principalmente da ArgentinaBrasilChileColômbiaPeruCubaVenezuela,Guatemala e Belize. Embora as estimativas variem, a comunidade argentina é considerada a segunda maior comunidade estrangeira no país . O México também recebeu um grande número de libaneses. A comunidade mexicana-libanesa gira em torno de 400 mil pessoas. Em outubro de 2008, o México reforçou as suas regras de imigração e decidiu deportar cubanos que estavam usando o país como um ponto de entrada para os Estados Unidos.Como o México é muito mais rico do que os países imediatamente a sudeste de suas fronteiras, o país tem um problema crônico com a imigração ilegal a partir de desses países, especialmente da GuatemalaHonduras e El Salvador. A imigração ilegal tem sido um problema para o México, principalmente desde a década de 1970. Em 2006, no México deteve mais de 182 mil pessoas que entraram ilegalmente no país.O México representa também a maior fonte de imigração para os Estados Unidos. Cerca de 9% da população nascida no México, está agora vivendo nos Estados Unidos. 28,3 milhões de estadunidenses relataram ter ascendência mexicana em 2006. 

Economia:
economia do México é, atualmente, a 14ª maior do mundo se considermos seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal (dados de 2011), bem como a 11ª se for levada em conta seu PIB medido em Poder de Compra (além de ser, efetivamente, a 2ª mais desenvolvida da América Latina, superada somente pelo Brasil). A economia mantém um rápido desenvolvimento em modernos setores industriais e de serviços, com o aumento da propriedade privada. Administrações recentes têm expandido a concorrência nos portosferroviastelecomunicações, geração de eletricidade, distribuição de gás natural e dos aeroportos, com o objetivo de melhorar a infraestrutura mexicana. Como uma economia orientada para a exportação, mais de 90% do comércio mexicano é através de acordos de livre comércio com mais de 40 países, incluindo a União EuropeiaJapãoIsrael e grande parte da América Central e do Sul, principalmente com o Brasil.O acordo de livre comércio mais influente é o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1994, e foi assinado em 1992 pelos governos dos Estados UnidosCanadá e México. Em 2006, o comércio do México com os dois parceiros Norte foi responsável por quase 50% das exportações e 45% das importações do país. O México representa 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do bloco.Após a crise econômica de 1994, o México fez uma recuperação impressionante, construindo uma moderna e diversificada economia . O petróleo é a maior fonte de renda externa do México.

Imagens:


Estádio Azteca, casa oficial da Seleção Mexicana de Futebol

Usina Hidroelétrica Álvaro Obregón

Marinha Mexicana

Bolsa de Valores Mexicana

San Cristóbal de Las Casas

Holla, ¿que tal? Kkkkkk entrando no clima do México! Bem, acabamos de chegar em San Cristobal de Las Casas e lembramos na hora de nossa amiga Julia Las Casas, que estudou com a gente no Integral. Na verdade, lembramos de todos os nossos amigos de Divinópolis e ficamos com muuuuitas saudades! Mas agora vamos passear!

Principais pontos turísticos:
Visitamos as Lagoas de Montebello, iniciamos o passeio à cascata El Chiflón, também conhecida como Véu de Noiva. Nadamos nas cristalinas águas do rio e subimos para observar de outra perspectiva a imponente queda de água de aproximadamente 120 metros.


Lagoa

Cascada El Chiflón

Também visitamos o Sítio Arqueológico de Tonina, que é uma antiga cidade maia. Conta com uma das maiores edificações da Mesoamérica, com uma altura que ultrapassa a Pirâmide do Sol em Teotihuacán.Exploramos os vestígios de uma das culturas mesoamericanas pré-colombianas mais importantes, valeu a pena conhecer seu legado científico e astronômico. A expedição terminou na Cascata El Corralito, onde tivemos a oportunidade incrível de acampar .
Vamos explicar um pouquinho a história de Tonina: O sítio está organizado em redor de uma grande praça. Numa das suas extremidades situa-se uma colina, que foi modelada artificialmente, e sobre a qual se situa a maior parte das construções. Esta colina é constituída por 7 terraços atingindo uma elevação total da ordem dos 80 metros e conta nos seus flancos 13 templos, 8 palácios, edifícios oficiais e habitações. Estas últimas foram construídas principalmente durante a época clássica. 



Bem, aproveitamos muito a cidade, que é um lugar calmo, rústico, bonito e tem um ar bem aconchegante. A cidade é bastante conhecida também por suas igrejas de jeito simples mas com uma história rica. 


Como por exemplo a Iglesia de Santa Lucía. Fiquei apaixonada pelo aspecto simples e bonitinho desse lugar agradável. San Cristóbal de Las Casas também é um lugar com vários atrativos para a noite. Eu e as meninas fomos a um restaurante que adoramos. Vai aí a foto: 


Lindo não é? Também adoramos e fizemos questão de vir quase todas as noite a esse restaurante.

Bom, felizmente nossa estadia foi ótima em todos os sentidos. Mas foi muito rápido... Agora seguiremos outro rumo mas essa cidade de povos carismáticoa ficará para sempre em nossa memória. Até mais! 

Tuxtla Gutiérrez

Nossa, agora que chegamos em Tuxtla Gutiérrez! Estamos mortas de cansaço... Mas mesmo assim não desanimamos, pois essa viagem está sendo cheia de descobertas e deixará muitas lembranças em nossas vidas. Quando estudávamos no Colégio Integral, falávamos muito sobre o assunto Gentileza gera Gentileza e os mexicanos, em especial os tuxleños, mostraram pra nós que isso realmente acontece.
bem, estávamos loucas para descansar, pois foi um dia cheio e amanhã iriamos conhecer novos lugares.
O lugar que mais nos marcou foi o Canyon del Sumidero, ficamos apaixonadas pela beleza do lugar e com a preservação da natureza.

Canyon

Embarcarmos em uma lancha que nos levou a um espetacular passeio de quase duas horas, no qual  apreciamos as lindas aves, crocodilos, macacos, cascatas, cavernas e muito mais. 
Em seguida fomos levadas ao povoado de Chiapa de Corzo onde conhecemos a "Fonte Mudéjar", e pudemos comprar autênticos artesanatos chiapanecos. Depois disso, regressamos  ao nosso hotel em Tuxtla Gutiérrez. Foi uma experiência realmente inesquecível!

Parte do Canyon que se localiza em Chiapas

Piscina do Parque Ecoturístico Canyon of Sumidero

Agora iremos aproveitar nosso três dias nesta cidadezinha tranquila para descansar, pois nossas próximas cidades prometem! Beijos 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidade:

Diferente do nosso querido Brasil, o México leva bem a sério as questões de educação. Pudemos ver isso claramente em nossas vistas a lugares públicos das cidades. Por exemplo, a educação primária e secundária é gratuita, durando 9 anos. Mesmo que diferentes programas de educação bilingue existam desde a década de 1960 para as comunidades indígenas, depois da reforma constitucional no final da década de 1990 esses programas receberam um novo incentivo, e textos e livros gratuitos são produzidos em mais de uma dúzia de línguas indígenas. Na década de 1970, o México estabeleceu um sistema de "ensino a distancia" através de comunicações de satélite para atingir pequenas comunidades rurais e indígenas inacessíveis por outros meios. 
Tecnologia avançada na educação mexicana